Ouça a trilha de Léo e Bea:

Início > Resenhas > Equalize da Leitura

       

            Equalize da Leitura
Por Raphaela



Título: Baby, Você Me Ama
Autor: Thaty Furtado
Páginas: 253
Ano: 2011
EditoraPublicação Independente | Clube de Autores




Bea tem 17 anos, um ex namorado pé no saco, notas baixas na escola, uma porção de amigos, adora chocolates, skate, artes marciais e jóias. Como qualquer garotas de sua idade. Mas uma coisa a diferencia das demais, uma coisa que a torna única dentre cem mil outras adolescentes: Seu implicante e sempre-perfeito irmão gêmeo Peter.

Eu sei, não parece grande coisa. E, segundo Bea, não é mesmo. Até que o garoto decide revelar seu próprio sonho: tornar-se um grande jornalista, de preferência um enviado internacional, bem longe de sua irmã desmiolada. E é seguindo esse sonho que ele acaba por levar Bea a se apaixonar pelo renomado editor de 36 anos, Leonardo Ortiz.

Porém, um obstáculo promete dar a essa garota muita dor de cabeça: Léo está noivo, e a cada dia o grandioso casamento se aproxima. Bea não pensa duas vezes; lutará por ele, sem medir qualquer conseqüência. Afinal, é uma lutadora.

Mas o que acontecerá quando a noiva dele voltar, trazendo as verdades bem guardadas em sua mala?

Eu recebi esse livro pelo Book Tour realizado pela a autora :)

Beatrice, ou Bea, como prefere ser chamada, tem 17 anos e um mundo de sonhos, confusões e realizações pela frente. Ela não é perfeita (suas notas baixas e sua má conduta falam por si), gosta de andar de skate (mais uma das suas diferenças em comparação com a maioria das garotas), se dedica as artes marciais (as pessoas que a enfrenta podem contar detalhes) e não leva uma vida, nada, nada tranquila. Seu modo de viver é de uma garota que corre atrás da liberdade, que não nasceu para ser presa. Que quer experimentar tudo e todos. Que se mete em confusão por suas maluquices, mas que, porém tem um coração de ouro (o relacionamento com sua família e a sua quantidade de amigos não deixa mentir). Ela tem um irmão gêmeo: Peter. Ao contrário dela, o garoto é sim o exemplo de perfeição. E como maior desejo quer ser jornalista, de preferência, um enviado internacional, onde possa conhecer o mundo, fazendo o que gosta. Quando o mesmo consegue uma vaga de emprego com Leonardo Ortiz, um renomado jornalista de uma revista tão famosa quanto, Alessandro não se torna apena o chefe de Peter, mas o homem que irá fazer o coração da sua irmã bater mais forte. E Bea, no auge das suas loucuras, não medirá esforços para que ele se apaixone por ela, mesmo com a diferença de idade. E nem a noiva de Leonardo a impedirá de concluir seus planos.

A história que a Tathy cria é muito leve. Na verdade, me lembrou muito quando eu comecei a ler, de Desculpa Se Te Chamo de Amor do Federico Moccia. A Bea é uma garota jovem, que não tem muito juízo e não pensa muito nas consequências das ações dela. No entanto, tem um coração enorme, cheio de energia e amor para distribuir por aí. O Leonardo é aquele cara sério - até por que a sua idade já o obriga a ser um pouco mais assim - que de repente, depois de ser abandonado pela noiva, se pega apaixonado. Os pensamentos da Bea são engraçados e é divertido como ela consegue controlar o Leonardo diversas vezes. Quem gosta de cenas de romance também, vão ficar apaixonados por que a autora escreve tudo com sutileza, sem pesar a mão na hora das cenas de maior intimidade. Elas não são eróticas, elas são apenas belas, demonstrando o amor que vai surgindo entre esses dois.


O tema do livro me chamou a atenção na hora: não sei se por que eu gostaria de viver um romance com uma pessoa mais velha, por achar extremamente lindo a forma como pelo menos li as histórias em que aconteceram isso. Simplesmente creio que autores que conseguem definir bem a personalidade de personagens de idades tão distintas tem que fazer isso muito bem, com categoria.  A Thaty conseguiu isso. Ela consegue mesclar a atualidade da Bea com a adolescência do Léo, fazendo com que o caminho dos dois se encontrem, e eles atravessem mais uma barreira para viver bem um com outro, conhecendo uma ao outro. E de repente, o Léo se sente mais leve, mais feliz! E a Bea se sente mais responsável por seus atos, dependendo da situação. A autora só poderia ter explorado melhor alguns acontecimentos do livro que eu acho que tinha muito coisa ainda para ser contada (melhor).


A capa expressa muito bem tudo o que se espera do livro. É uma cena bonita, tão fofa. Eu quase consigo ouvir a Bea implorando para que o Leonardo entre na água com ela, enquanto o mesmo se recusa depois de uma dia exaustivo e no fim, cede. A diagramação foi toda feita pela autora e eu acho que por ela ter feito todo o trabalho sozinha, ficou bom. Apesar de ter recebido uma nova versão do livro (meninas do Book Tour, desculpem, mas esse foi um dos motivos no atraso) eu ainda encontrei alguns erros de digitação e palavras abreviadas no estilo 'conversa de msn' que poderão facilmente ser corrigidas em uma próxima edição.


Um livro com uma história comum. Não vá com muita sede ao pote pensando em algo extremamente elaborado. É uma história simples, com muito amor, carinho e maluquices, com uma dose de alegria e humor indispensáveis. Baby, Você Me Ama vai mostrar mais uma históra onde nem a diferença de idade pode impedir que uma amor aconteça, mesmo com todos os problemas e imprevistos. Inclusives aqueles criados pela Bea.

 
TOPO
©2007 Elke di Barros Por Templates e Acessorios